Sexta-Feira, 03 de Janeiro de 2025
Sexta-Feira, 03 de Janeiro de 2025
Foto: Felipe Santos/Ceará SC
O Ceará está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (24), o time alvinegro empatou sem gols contra o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro, pela última rodada da Série B. Apesar do placar, o Vozão assegurou a quarta posição na tabela graças à derrota do Novorizontino para o Goiás, carimbando o retorno à elite após dois anos.
Com 64 pontos, Ceará e Novorizontino terminaram empatados na pontuação, mas os cearenses garantiram o acesso por conta do maior número de vitórias, critério de desempate que colocou o Alvinegro no G4 da competição.
Resumo da Partida
O Ceará entrou em campo sabendo que dependia apenas de si para garantir o acesso. Logo nos minutos iniciais, o time comandado por Léo Condé mostrou agressividade. Entre os 8 e os 11 minutos, criou três chances, mas não conseguiu transformar a pressão em gol.
Aos 20 minutos, o Guarani respondeu com perigo. Em cobrança de falta, o lateral Heitor quase abriu o placar para os donos da casa, assustando o goleiro Bruno Ferreira. O equilíbrio tomou conta do jogo, com ambas as equipes lutando por espaços, mas sem eficiência ofensiva.
O Ceará chegou a ensaiar uma vantagem ainda na primeira etapa. Aos 35 minutos, Aylon cabeceou após cobrança de escanteio venenosa de Lourenço, mas Jefferson, do Guarani, salvou praticamente em cima da linha.
No segundo tempo, o Alvinegro voltou com mais intensidade. Logo aos 2 minutos, Erick Pulga perdeu boa chance de cabeça, e, pouco depois, Lucas Rian desperdiçou outra oportunidade após falha do goleiro Fred.
O momento mais dramático aconteceu aos 35 minutos, quando Talisson aproveitou rebote e balançou as redes, mas o gol foi anulado pelo VAR por impedimento, frustrando a torcida alvinegra presente em Campinas.
Foto: Felipe Santos/Ceará SC
O Acesso Garantido no Apito Final
O empate sem gols deixava o Ceará dependente do resultado em Goiânia, onde o Novorizontino enfrentava o Goiás. O resultado final, uma vitória do Goiás por 1 a 0, foi suficiente para confirmar o acesso cearense.
Com a vaga assegurada, o Ceará encerra sua participação na Série B celebrando o retorno à Série A e o trabalho consistente de Léo Condé, que assumiu o time na reta final da competição. O clube agora volta suas atenções ao planejamento para 2025, quando buscará se firmar novamente entre os grandes do futebol brasileiro.
Próximos passos:
A diretoria do Ceará deve iniciar as renovações e contratações nas próximas semanas, visando reforçar o elenco para a nova temporada e evitar o sobe e desce que marcou os últimos anos. O desafio agora é fazer com que o retorno à elite seja apenas o início de uma nova era para o clube.
FICHA TÉCNICA
Guarani
Fred Conte; Heitor, Yan, Matheus Salustiano e Jefferson; Lucas Adell, Gabriel Bispo, Anderson Leite (Marlon), Matheus Bueno e Luan Dias; Caio Dantas. Técnico: Allan Al.
Ceará
Bruno Ferreira; Rafael Ramos, João Pedro, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Lourenço (De Lucca) e Lucas Mugni (Facundo Barceló); Erick Pulga, Lucas Rian (Talisson) e Aylon. Técnico: Léo Condé.
Local: Estádio Brinco de Ouro, Campinas, São Paulo
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (FIFA) – MG
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA) – MG e Felipe Alan Costa de Oliveira – MG
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA) – RJ
Cartões amarelos: Luan dias, Heitor e Matheus Bueno (GUA);
Gols:
Matéria: Thesco Duarte
Foto: Felipe Santos/Ceará SC
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade