Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2025
Foto/ Divulgação
O que é a cultura do cancelamento nas redes sociais
Com a popularização do ambiente virtual, uma prática que tem se tornado comum, dependendo da ocasião, é a cultura do cancelamento. Essa atitude ocorre quando uma pessoa ou empresa tem um comportamento impróprio e as demais pessoas, como forma de punição, decidem expor a ação com o objetivo de abalar quem cometeu o tal comportamento considerado impróprio.
O professor de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rafael Rodrigues, relata que a atitude de cancelar pode ser entendida como uma ação em conjunto para castigar e corrigir uma pessoa ou grupo por motivos de falas ou posição que tenham ofendido os direitos de outras pessoas.
Rafael Rodrigues ressalta que o ser humano se manifesta coletivamente, a procura de justiça e com a pretensão de demonstrar atitudes de terceiros que foram inadequados.
Devido ao agravamento da cultura do cancelamento, atualmente, existe um Projeto de Lei 1873|23, que tem como objetivo, incluir o cancelamento virtual e o linchamento virtual no Código Penal, no caso do linchamento virtual, é a ação de ameaçar alguém pelas redes sociais ou através de interação virtual. Assim, quando incluído no Código Penal, a punição pelo cancelamento pode levar a detenção e multa.
Texto de Caroline Araújo
Fonte: Jornal jandadeiro
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade